Município de Renascença, quinta, 18 de abril de 2024 00h : 48m - Paraná - BR

Município dá início ao diagnóstico para a elaboração do plano municipal de arborização urbana

Na última semana, uma equipe de engenheiros esteve em Renascença para iniciar a primeira fase do plano municipal de arborização urbana. Esta fase inicial contempla o levantamento de todas as arvores do quadro urbano e sua situação atual.

A arborização urbana é caracterizada principalmente pela plantação de árvores de porte em praças, parques, nas calçadas de vias e se constitui hoje em dia uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, devendo fazer parte dos planos, projetos e programas urbanos.

Este tipo de arborização tem como principal finalidade buscar um equilíbrio ambiental entre áreas construídas e áreas naturais, inclusive as que estão nos jardins.  Além de buscar o equilíbrio citado, um plano urbano garante um padrão a ser seguido, com funções cruciais, tais como: higiene da cidade, paisagismo, estética, preservação de construções, bem como melhorar a facilidade em casos de construção de rede de esgoto, etc.

Após a conclusão das obras, a administração municipal e a secretaria de agropecuária e meio ambiente, terão um plano a ser seguido com relação a arborização municipal, que deverá ser seguido nas gestões subsequentes.