Autor: Comunicação
Renascença disponibiliza assistência em propriedades de produção leiteira
Durante todo o ano a administração municipal disponibiliza veterinários para manterem frequentemente a assistência às propriedades de produção leiteira.
Esta semana, os veterinários estiveram nas propriedades fazendo as visitas de rotina para garantir os cinco pilares fundamentais no controle de qualidade, que inclui:
Nutrição: Envolve cálculo de ração, planejamento forrageiro, piqueteamento e confecção de silagem.
Reprodução: Controle zootécnico com anotação das datas de inseminação e partos dos animais, diagnóstico de gestação através de palpação transretal, monitoramento de índices reprodutivos.
Sanidade: Orientação sobre as vacinações obrigatórias, implantação de calendário sanitário com o cronograma de vacinas e vermifugações nos animais, com especial atenção para as principais doenças reprodutivas (brucelose, leptospirose, IBR, BVD).
Qualidade do leite: Orientação sobre o correto manejo de ordenha, visando obter bons índices de controle de mastite através da Contagem de Células Somáticas (CCS) e qualidade microbiológica através da (CPP) para atender o que estabelece a IN77/2018 do MAPA.
Gestão: Implantação de planilhas de controle de custos da atividade leiteira, gerando dados anuais de lucratividade de cada propriedade.
Atualmente são assistidas 8 propriedades distribuídas em várias comunidades do interior. Para mais informações, o produtor pode entrar em contato com a secretaria de agricultura e meio ambiente.