Município de Renascença, sexta, 19 de abril de 2024 15h : 39m - Paraná - BR
Informações Covid-19

Notícias

Autor: Comunicação - Thalia

Renascença disponibiliza assistência em propriedades de produção leiteira

Durante todo o ano a administração municipal disponibiliza veterinários para manterem frequentemente a assistência às propriedades de produção leiteira.

Esta semana, os veterinários estiveram nas propriedades fazendo as visitas de rotina para garantir os cinco pilares fundamentais no controle de qualidade, que inclui:

Nutrição: Envolve cálculo de ração, planejamento forrageiro, piqueteamento e confecção de silagem.

Reprodução: Controle zootécnico com anotação das datas de inseminação e partos dos animais, diagnóstico de gestação através de palpação transretal, monitoramento de índices reprodutivos.

Sanidade: Orientação sobre as vacinações obrigatórias, implantação de calendário sanitário com o cronograma de vacinas e vermifugações nos animais, com especial atenção para as principais doenças reprodutivas (brucelose, leptospirose, IBR, BVD).

Qualidade do leite: Orientação sobre o correto manejo de ordenha, visando obter bons índices de controle de mastite através da Contagem de Células Somáticas (CCS) e qualidade microbiológica através da (CPP) para atender o que estabelece a IN77/2018 do MAPA.

Gestão: Implantação de planilhas de controle de custos da atividade leiteira, gerando dados anuais de lucratividade de cada propriedade.

Atualmente são assistidas 8 propriedades distribuídas em várias comunidades do interior. Para mais informações, o produtor pode entrar em contato com a secretaria de agricultura e meio ambiente.