Município de Renascença, terça, 23 de abril de 2024 12h : 39m - Paraná - BR

Renascença zera a fila de cirurgias eletivas para catarata

O município de Renascença juntamente com a 8° Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), realizou mutirão de cirurgias eletivas de catarata com os 27 municípios da Oitava Regional de Saúde.

A empresa prestadora do serviço para a realização deste mutirão segue todos os protocolos de segurança relacionados à pandemia da Covid-19, respeitando todas as ações e protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária.

Nosso município operou 14 pacientes, zerando com a fila do município mesmo em tempo de pandemia trabalhamos em nível de região para que estas cirurgias acontecessem. Os pacientes foram a atendidos no dia 18 a 20 de novembro, os mesmos foram levados com carro exclusivo do município e acompanhados por técnica de enfermagem. Os pacientes realizaram cirurgia no mesmo dia e retornam no outro dia para avaliação pós-operatória.

O aporte financeiro é oriundo do Ministério da Saúde, para a campanha de cirurgias eletivas de 2020. Os 27 municípios de abrangência da 8° regional de saúde entraram com a contrapartida de realização do procedimento das consultas e exames pré-operatórios.

Essas cirurgias proporcionam melhor qualidade de vida aos pacientes, pois a catarata é uma doença grave que pode comprometer a visão e se não for tratada adequadamente, leva a cegueira, geralmente, atinge as pessoas com idade acima de 50 anos, mas em algumas situações afeta também os jovens.