Município de Renascença, sexta, 19 de abril de 2024 13h : 23m - Paraná - BR

Rotary Club de Renascença doa livros para projeto de professora da Escola Municipal

Rotary Club de Renascença realizou na última sexta-feira, dia 29 de maio de 2020, a entrega de livros para o projeto Sacola Viajante, da escola municipal de Renascença, Professora Ida Kummer.

A entrega foi realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Rotary Club, para atender os alunos da escola e para complementar a biblioteca com livros de literatura infantil. Os livros foram escolhidos minuciosamente pela equipe pedagógica, levando em consideração o desenvolvimento educacional e criativo da faixa etária e o nível de escolaridade dos alunos que compõe o projeto Sacola Viajante.

O projeto foi criado no início de 2014 pela professora Ivonete Simonetti Rodrigues, no intuito de melhorar o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos através da leitura. O que inicialmente era um projeto de leitura, se tornou o Projeto Sacola Viajante, onde as crianças podem pegar os livros da escola e levar para casa.

O projeto não é apenas um “empréstimo” de livros aos alunos, por trás, existe um trabalho elaborado para desenvolver mais atividades em cima do material, como teatros, desenvolvimento de resenhas, poemas, apresentações, danças e também espetáculos completos que acontecem no centro de eventos do Parque Yara todo fim de dano.

Ainda em 2014, a parceria entre a Secretaria de Educação e o Rotary Club Renascença foi firmada e até hoje, em 2020 ela existe.

Segundo a professora Ivonette Simonetti Rodrigues, projetos como o da Sacola Viajante, ajudam as crianças a desenvolverem melhor o senso crítico, a criatividade, amplia o vocabulário e melhora a ortografia, a concentração, a empatia e também ajudam a minimizar problemas comportamentais como agressividade.

O projeto vai muito além de incentivar a leitura, mas leva o aluno a reconhecer a leitura como uma fonte para absorver conhecimento e informação.

Representando o Rotary Club Renascença, Fernanda Tomassoni e Juliana Rizzo, fizeram a entrega formal dos livros com poucas pessoas presentes, devido à pandemia, mas o sentimento de missão cumprida é o que motiva a todos envolvidos no projeto.

Quando tudo normalizar, e as aulas voltarem, os livros estarão prontos para serem utilizados pelos alunos e desta forma, esperamos que estas e muitas outras histórias sejam escritas.