Município de Renascença, sexta, 29 de março de 2024 12h : 01m - Paraná - BR
Informações Covid-19

Notícias

Autor: Comunicação - Thalia

Vigilância sanitária realiza testes para manter a qualidade da água em Renascença

A vigilância sanitária de Renascença promove mensalmente análises da água de diversas nascentes em diversos pontos no perímetro municipal, estas análises são para garantir a qualidade da água consumida pelos moradores da zona rural e também da zona urbana, uma vez, que os testes também são feitos em pontos dentro da área urbana.

A análise de agua da vigilância sanitária ajuda a prevenir uma série de doenças causas pelo consumo de água contaminada. A grande maioria destas enfermidades estão relacionadas com a presença de microrganismos encontrados em reservatórios de água doce, contaminadas principalmente por via fecal.

Além dos testes, os vigilantes sanitários procuram garantir que todas as fontes estejam de acordo com os padrões exigidos, garantindo que a água não entre em contato com algum tipo de composto químico, sujeiras ou animais.

A Secretaria de Saúde incentiva os moradores que solicitem na vigilância sanitária os testes necessários para averiguar a qualidade da água das nascentes, os testes são feitos de forma gratuita.

Além do trabalho de análise da água, os moradores recebem orientação para readequação das fontes.