Município de Renascença, terça, 16 de abril de 2024 13h : 31m - Paraná - BR
Informações Covid-19

Notícias

Autor: Comunicação - Thalia

Em homenagem ao Dia da Mulher, Administração realiza 3º Encontrão dos Clubes de Mães

A Administração Municipal do Prefeito Idalir Zanella realizou, na última sexta-feira (15), a 3ª Edição do Encontro de Integrantes dos Clubes de Mães, que durante a Programação receberam valorosa homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. O Prefeito Idalir Zanella, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Claudia Porta Lorenzon, o Secretário de Assistência Social, Robson de Oliveira, e a Diretora de Cultura, Thalia Zappello, falaram à nossa reportagem sobre a realização do importante evento comemorativo.
IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE
O Prefeito Idalir Zanella frisou a importância das mulheres no trabalho e na sociedade. Ele também destacou a valorização do público feminino nas Repartições Públicas e na política, espaços que em épocas passadas não eram ocupados por mulheres. Ele encerrou agradecendo a participação das renascencenses no evento:
“A gente quer cumprimentar a todas as mulheres, que são muito importantes seja no trabalho, na sociedade, enfim, é importante a valorização que se está tendo junto as mulheres na sociedade. Há também a valorização das mulheres na parte Pública, fazendo parte da política também, isso é importante porque, épocas atrás, a mulher não era valorizada, e hoje a mulher está tendo espaço para dar continuidade aos trabalhos junto conosco, junto com a parte pública. Agradeço a todos os munícipes, a todas as famílias do nosso Município. Agradeço a presença das mulheres neste evento”.
16 CLUBES DE MÃES PARTICIPARAM DO EVENTO
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Claudia Porta Lorenzon, destacou o incentivo aos Clubes de Mães do Município. Claudia enalteceu a forte participação das mulheres no 3º Encontrão do Clube de Mães e pontuou mudanças em algumas atividades após pedido de opinião às mulheres presentes no encontro passado:
“A preocupação nossa, da Administração Municipal, é fomentar cada vez mais os segmentos importantes, e esse segmento do Clube de Mães para a Cultura é um incentivo. Estamos no terceiro ano do Encontrão do Clube de Mães, e pudemos observar que elas participam. Tivemos a presença de 16 Clubes de Mães, alguns não puderam se fazer presente por causa de outras agendas. Ano passado a gente pediu opinião as mulheres, para os Clubes, o que eles queriam, então, a gente também trabalhou para estar mudando algumas atividades, e a nossa preocupação é isso, é levar até a comunidade, neste caso às mulheres, comemorando esse mês das mulheres”.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E MOMENTOS COMO ESTE PARA CRESCIMENTO PESSOAL
Claudia lembrou ainda que, em parceria com a Assistência Social, uma Palestra foi realizada na quarta-feira (13). Ela também argumentou sobre a necessidade de as mulheres participarem de momentos como esse para crescimento pessoal:
“Em parceria com a Assistência Social, a gente iniciou uma Palestra na quarta (13) e hoje (15) finalizamos com o Encontro de Clubes de Mães. Isso é uma premissa nossa, da Administração, da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, juntamente com a Assistência Social neste evento. Eu falava na quarta (13) que é difícil nós sairmos à noite, depois de uma jornada de trabalho. Todas as mulheres tem uma jornada dupla, de trabalho, de casa, de cuidar dos filhos, então, sair do seu aconchego à noite para participar de um evento, desprende de muito tempo, e é um tempo valioso, mas nós precisamos desse tempo, desses momentos de crescimento, de participação na comunidade, na vida social. É assim que nós mulheres vamos crescer”.
EQUIPE COMO ALICERCE E APOIO NOS BASTIDORES
Por fim, a Secretária elogiou a equipe envolvida na realização do evento. Ela também enfatizou o apoio fundamental da Administração Municipal e agradeceu aos Clubes de Mães presentes no evento:
“A equipe é fundamental. São nosso alicerce. Tanto da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, nós estamos trabalhando nesse evento há algum tempo, planejando há alguns meses, mas ficou a cargo do Departamento de Cultura, através da Diretora Thalia, a organização do evento, mas nós enquanto Secretaria estamos sempre dando apoio nos bastidores. Sem o apoio da Administração não sairia do papel, nossos sonhos, nossos objetivos, nossos planejamentos, então, agradecemos muito a nossa Administração, agradecemos a equipe que esteve trabalhando conosco neste dia, e principalmente a todas as mulheres, todos os Clubes de Mães que se fizeram presentes neste evento. O evento foi pensado e planejado com muito carinho para todas elas”.
VALORIZAÇÃO DAS RENASCENCENSES É PREOCUPAÇÃO DESDE O INÍCIO DA ATUAL GESTÃO
O Secretário Municipal de Assistência Social Robson de Oliveira lembrou que a preocupação em trabalhar e valorizar o público feminino vêm desde o início da atual Gestão, quando ainda estava no Departamento de Cultura. Ele detalhou a programação e pontuou que a celebração é mais do que justa às mulheres, que geralmente enfrentam jornadas duplas ou triplas, seja de trabalho ou de cuidados com a casa e com a família:
“Desde o início da Gestão do Prefeito Idalir Zanella, quando ainda estava na Cultura, era sempre uma preocupação muito grande trabalhar e valorizar as mulheres do nosso Município, então, este ano a gente ampliou a nossa Programação, iniciamos lá na quarta-feira (13) com a Palestra-Show aberta a todas as mulheres, com o intuito de valorizar essa data, não só do Dia da Mulher, pois como a gente comentava, o Dia da Mulher teria que ser celebrado todos os dias, essas mulheres que vão a luta, que tem mais que uma jornada, normalmente trabalham fora, cuidam da casa, da família, dos filhos, então, nada mais que justo a gente celebrar da melhor forma, portanto, iniciamos na quarta (13), fizemos uma grande Palestra, um encontro muito animado, com música, refletindo também sobre o lugar da mulher hoje, e hoje (15) a gente fechou com chave de ouro, com o 3º Encontrão dos Clubes de Mães, onde a gente reúne todos os grupos, todas as mulheres do nosso Município para celebrar com muita alegria, com muita criatividade e muita animação também toda essa força que a mulher tem, todo esse protagonismo que a mulher tem, não só no nosso Município, mas também no mundo todo”.
MULHERES À FRENTE DAS SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO
Robson enfatizou ainda a presença de mulheres à frente de Secretarias extremamente importantes no Município, como as de Saúde e Educação. Ele encerrou parabenizando as renascencenses pela data importante e frisando que todas possuem um lugar especial na Administração Municipal:
“A nossa composição de Secretários tem mulheres à frente de Pastas muito importantes, como a Saúde, a Educação, então, são Pastas que abraçam o Município todo, e elas desempenham com maestria esse serviço e nos ensinam e nos auxiliam nas demais Secretarias, e a prova disso é esse Encontrão, esse evento, essa celebração onde a gente une a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes para celebrar com todas as mulheres do nosso Município. Parabenizar também as mulheres por essa data tão importante, esse marco, e dizer que sim, que elas podem contar conosco, com todas as Secretarias do nosso Município, pois elas têm um lugar muito especial na nossa Gestão”.
DESFILE DA RAINHA TEVE ‘A MULHER NA SOCIEDADE’ COMO TEMÁTICA
A Diretora do Departamento Municipal de Cultura, Thalia Zappello, falou do momento importante onde a Administração Municipal pôde reunir centenas de mulheres para a celebração do Dia Internacional da Mulher. Conforme Thalia, 16 Clubes de Mães se fizeram presentes no Encontrão. No intuito de valorizar a mulher e ressaltar sua importância perante a sociedade, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Cultura, realizou o Desfile da Rainha:
“Neste mês todo dedicado à mulher, a Administração de Renascença resolveu fazer uma semana alusiva ao Dia da Mulher, que começou na quarta-feira (13) com as comemorações, uma apresentação lá no Centro de Eventos, e hoje (15) com o 3º Encontrão dos Clubes de Mães de Renascença. Hoje (15) o evento foi grandioso, reunindo 16 Clubes de Mães, um momento importante para a comunidade, para fomentar a Cultura do Município e também ter um momento para as mulheres se divertirem, bastantes atividades preparadas para este dia, e é exatamente isso, a Administração visa sempre valorizar a mulher, a importância dela, a mulher na sociedade como um todo, inclusive, uma das atividades que tivemos foi o Desfile da Rainha, e a temática deste ano foi ‘A Mulher na Sociedade’, então, os Clubes ficaram livres para usarem da criatividade para representarem a mulher na sociedade, mulheres empreendedoras, donas de casa, mulheres mães, estudantes”.
GRANDE NÚMERO DE COLABORADORES E APOIO DA ADMINISTRAÇÃO COMO FUNDAMENTAL
Thalia encerrou agradecendo a todos os envolvidos no evento. Apesar de organizado pelo Departamento de Cultura, o evento não aconteceria se não fosse o apoio da Administração Municipal:
“Quero agradecer a todos que ajudaram. A organização é através do Departamento de Cultura, mas, sem a Administração como um todo não sai o evento, que é só organizado pela Cultura, mas é de todas as Secretarias, funcionários de diversas Pastas trabalhando para a gente conseguir realizar este evento que contou com café da manhã, almoço, lanche da tarde, atividades, desfile, portanto, a gente precisou de um grande número de colaboradores. A gente viu um grande número de mulheres também na cozinha ajudando para a gente servir o almoço, um atendimento de excelência para as mulheres que participaram deste evento, tornando o momento inesquecível neste 3º Encontrão do Clube de Mães”