Município de Renascença, sábado, 18 de maio de 2024 21h : 26m - Paraná - BR

Rede municipal de ensino e o aprendizado à distância

Desde o início da quarentena a educação do município começou com aulas on-line, visando que nenhum aluno ficasse sem ensino.
Quebrando barreiras e um passo de cada dia, o progresso é notável, e tanto o CMEI Girassol, quanto a Escola Municipal Ida Kummer, já tem praticamente 100% de devolutivas das tarefas. Mostrando que não apenas pais e professores, mas os alunos também estão preocupados com a continuidade do ensino.
A coordenadora pedagógica do CMEI Girassol, Édina De Moraes Gonçalves, contou um pouco sobre como está sendo essa experiência:

Neste momento de isolamento social, foi um desafio para nos professoras da Educação Infantil, pensar em alternativas que servissem de apoio as famílias e que levassem as crianças a aprendizagem com qualidade. No início não sabíamos se as famílias iriam acompanhar a nossa proposta, pois tudo era muito novo, aconteceu de repente, mudou a nossa vida no trabalho, na escola, nas famílias. As redes sociais seriam as principais ferramentas de ligação entre a escola e a família, os vídeos, fotos, lives, assumiram um papel importante de ligação entre professoras, famílias e crianças. Fomos, nos desafiando, aprendendo, pesquisando, seguindo as normas de saúde, de direitos das crianças e de nosso compromisso com a aprendizagem e o conhecimento.
É gratificante saber que conseguimos entrar nas casas de nossos alunos e mesmo estando longe, parecemos estar tão perto. As relações sociais se mantiveram, só que de maneira diferente, via on line.Conseguimos com a ajuda das famílias atingir quase 100% dos alunos da Pré escola, idade obrigatória. Foi difícil no início trabalhar interações e brincadeiras, longe de nossas crianças. Enquanto a pandemia não passa, nos resta continuar buscando alternativas para manter o que as crianças já haviam aprendido e também dar possibilidades de novas aprendizagens.
Estamos nos reinventando. Aprendendo, ensinando, criando e recriando uma nova maneira de ensinar e aprender. Como já dizia Raul Seixas” Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante”.